top of page
  • Foto do escritorDaniel Saka

Estudo mostra que o solar é a energia renovável que mais emprega no mundo.

O crescimento das fontes de energias renováveis apresentou recentemente mais um ótimo resultado: crescimento exponencial da geração de empregos.



De acordo com IRENA (International Renewable Energy Agency - Agencia Internacional de Energias Renováveis, em tradução livre) através de seu relatório Renewable Energy and Jobs de 2018, as fontes de energia renováveis vêm apresentando um quadro muito favorável para os países que estão investindo em energia fotovoltaica.


Além de todos os benefícios ja conhecidos como economia de dinheiro e despoluição do planeta Terra, a economia gira favoravelmente pois há muita geração de empregos em torno da energia fotovoltaica.


Dentre as fontes que mais empregam estão a eólica, hídrica e biomassa, mas a fotovoltaica é disparada a fonte que mais emprega: são 3,4 milhões de profissionais no mundo, crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior.




Este número é significativo, mas não é surpresa para quem está atento no setor: em 2017 houve desempenho recorde quando foram instalados 94GW (gigawatts) alavancado pelo mercado chinês, o qual instalou 53GW.


A China já conta com uma capacidade instalada de energia fotovoltaica de 110GW, corresponde 65% dos trabalhadores fotovoltaicos com 2,2 milhões de profissionais, crescimento de 13% quando comparado com 2016.


Em segundo lugar aparece o Japão, mesmo bem atrás do líder, o país emprega 272 mil profissionais do setor solar, em seguida vem os Estados Unidos que possui mais de 240 mil. Estes países, entretanto, apresentaram queda em relação a 2016.


Índia e Bangladesh aparecem respectivamente em quarto e quinto lugar, no mercado indiano foram 164 mil profissionais atuando em 2017.




Os cinco primeiros colocados citados a cima representam 90% dos profissionais trabalhando com energia solar. Por concentrar as maiores cadeias produtivas do mundo, somente a Ásia oferece 3 milhões de empregos.


O Brasil ainda é pequeno em relação à estes gigantes, contudo vem sendo citado no relatório como um dos países que mais cresce anualmente junto à própria China, EUA, Alemanha, Japão e Índia.


Com crescimento de 5,3%, representando 500 mil novos empregos em 2017, as energias renováveis cada vez mais se mostram as energias do futuro: de acordo com o relatório da IRENA, a previsão é que haja a criação de até 28 milhões de novos empregos até 2050.

26 visualizações0 comentário
bottom of page