top of page
  • Foto do escritorDaniel Saka

Instalar energia solar de graça? Entenda como isto já é possível

Atualizado: 24 de abr. de 2019



Energia solar fotovoltaica possui alta tecnologia o qual permite gerar energia elétrica, com isso economizar em até 95% na conta de luz, se proteger contra a inflação energética e ainda de quebra valoriza o imóvel imediatamente, além de agregar sustentabilidade.


É com estas principais vantagens que muitos brasileiros estão vivendo um momento de disrupção quanto o uso da energia elétrica, tanto nos telhados das casas como também dos comércios.


A energia solar possui mai de 39 mil instalações homologadas atualmente, dominando o seguimento de geração distribuída, a qual o próprio consumidor produz a energia limpa no próprio local de consumo.


Este número só cresce anualmente desde quando começou em 2012, através da Resolução Normativa 482 - a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu as regras para este tipo de auto geração por meio de fontes de energias renováveis e sustentáveis.


Kit-fotovoltaico

No início os equipamentos e componentes eram muito caros, limitando a instalação para classes mais altas da população.


A realidade dos dias atuais, felizmente, é outra! Com a redução do custo por escala de produção, houve uma queda maior que 75% somente na última década.


Vale à pena ressaltar, que mesmo quem instalou o sistema quando “estava caro”, também se aproveitou de todos benefícios que citamos, com o pesar de o retorno do investimento ter sido maior. Hoje, este retorno está em média 5 anos.


Para se ter uma noção, um sistema solar de pequeno porte custa cerca de 15 mil reias, e um de médio porte aproximadamente 25 mil reais, mesmo este último o valor é bem mais baixo do que um carro popular no Brasil.


Algumas pessoas ainda acham caro o sistema, porém nós costumamos brincar: são 25 anos (ou mais) de energia elétrica pelo preço de 5 anos!



Mas outro fator determinante que está facilitando cada vez mais o poder de aquisição do solar são as linhas de financiamento específicas para energia solar.


Através desses repasses de fundos do governo e iniciativas privadas, muitos bancos estão oferecendo crédito para compra e instalação do solar, isto está acontecendo pois as instituições perceberam os benefícios e por se tratar de um investimento MUITO seguro.


Muitas dessas linhas de crédito específicas apresentam prazos e taxas atrativos chegando, muitas vezes, a parcelas no mesmo valor da economia obtida com a redução na conta de luz.


Sendo assim, se a linha de financiamento escolhida financia 100% do projeto, o consumidor praticamente instala o sistema solar sem precisar desembolsar nenhum dinheiro por sua parte, e usufruindo de todos os benefícios.


E tem mais: mesmo que essas linhas de financiamento chegue a 10 anos de parcelamento, ainda assim o consumidor economiza dinheiro, afinal o sistema deve durar 25 anos ou mais.


O Santarder é uma dessas empresas que disponibilizam crédito para a compra de energia solar fotovoltaica, e trabalha com duas linhas diferentes.


A primeira é a linha sustentabilidade, a qual o banco oferece tanto para pessoas físicas quanto jurídicas através dos próprios integradores - empresas que instalam o sistema solar - e são eles os responsáveis por pela solicitação do crédito para o cliente.


Neste caso, os juros partem de 1% ao mês e prazo de até 60 meses, e o processo é simples: basta pedir um orçamento para a empresa instaladora.


A outra linha e mais recente foi anunciada em Agosto do último ano, chamado de Santander CDC e neste caso, o próprio comprador solicita o financiamento para o banco, sem necessidade de o instalador fazer o “meio campo”.


Esta linha permite que além das PF e PJ tradicionais, os produtores rurais também se beneficiem da energia solar rural.


Para PF e PJ, os juros são a partir de 0,99% ao mês com prazo de até 36 meses, e 1,08% para até 48 meses (PF) e 60 meses (PJ)


Os ruralistas podem usufruir do financiamento a uma taxa de 1,12% ao mês em até 48 meses. O Santander anunciou que irá disponibilizar 400 milhões de reais em créditos somente para energia solar.

474 visualizações0 comentário
bottom of page