Buscar
  • Daniel Saka

Qual a importância da energia solar para o meio ambiente?

Atualizado: Jun 24

O Sol é a a nossa fonte maior de energia, e é por isso que nós seres humanos, os animais e qualquer outra forma de vida terrestre existem. Há alguns anos esta fonte de energia adquiriu mais um papel importante para ao desenvolvimento da humanidade: a geração de energia elétrica a partir do Sol, reduzindo portanto, o uso de recursos hídricos e térmicos e também preservando a natureza.


Neste artigo vamos abordar a importância do sistema solar na preservação do meio ambiente, o porque este setor precisa crescer mais e como de bônus ainda reduz financeiramente a conta de luz mensal.


Energia solar e sustentabilidade caminham juntos


O que é energia solar?


Ja abordamos em outros artigos detalhes sobre este sistema, mas para quem ainda não conhece este sistema vamos explanar rapidamente:


O Sol, que já é utilizado há muito tempo para esquentar a água das casa e comércios, hoje também conta com um produto que não usa o calor como fonte de energia, mas sim a luz!


O sistema fotovoltaico utiliza a energia dos fotos de luz vindas do Sol para gerar energia elétrica, isto quer dizer que produzimos nossa própria energia elétrica e de graça?


Em partes, SIM. Claro que há um investimento inicial, o qual se paga entre 5 e 7 anos (na média), porém se for levando em conta que o consumidor irá utilizar este produto para os próximos 25, 30 anos, este investimento é muito rentável.


A energia fotovoltaica é renovável e inesgotável. E por este motivo, seu uso tem sido aproveitado e projetado como uma das melhores e mais viáveis alternativas de fonte energética, diminuindo gradativamente a expansão de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, as quais degradam significativamente o meio ambiente.


Qual importância da energia solar?


A energia solar concebe inúmeras vantagens sobre as outras fontes de energia utilizadas nos dias de hoje. Assim como dito anteriormente, é uma fonte de energia infinita e gratuita, não causa danos à natureza e tem um custo relativamente barato.


Se compararmos com uma usina hidrelétrica, o fotovoltaico se sobrepõe pois não necessita uma grande área para instalação e não requer nenhum tipo de desmatamento como acontece para a construção da barragem hídrica.


Se for contrastado com uma usina termoelétrica, de novo o sistema solar se consagra melhor, pois o primeiro tem um nível poluente muito alto, principalmente pela emissão de CO2 na atmosfera, algo que não ocorre com o solar.


Ou tecnologia que poderia ser equiparada é a energia nuclear, que novamente perde pelo fato de ter seu custo de produção caro e perigoso em caso de um acidente (nuclear), denovo podendo prejudicar e muito o meio ambiente ao redor da usina.


Outro motivo importante do uso deste sistema, é o baixo nível de manutenção do sistema. Por não conter partes móveis, o sistema tem um nível muito baixo de danificação. A manutenção deste sistema basicamente necessita de uma lavagem da superfície das placas solares, para tirar o acúmulo de resíduos que prejudicam a produção elétrica. Além disso, é recomendável que uma vez ao ano um profissional verifique as ligações elétricas e confirme que os cabos e ligações ainda estão em bom estado de conservação.


Como o Sol pode ser utilizado à nosso favor?


Existem diversas tecnologias que utilizam o Sol como fonte de energia para realizar determinadas atividades.


Os coletores solares, muito conhecidos no mercado brasileiro, utiliza o calor do Sol para aquecer água que fica armazenada para ser utilizada em chuveiros ou até na piscina.


As usinas heliotérmicas, utilizam a união de duas tecnologias para gerar energia: os raios de Sol é concentrado em um ponto especifico para esquentar um líquido que fica no interior do recipiente, e então usa a pressão do vapor para alimentar as turbinas elétricas.


O sistema solar fotovoltaico gera energia elétrica diretamente pela radiação solar, através das células fotovoltaicas. O sistema é composto de painéis fotovoltaicos, sistema de fixação das placas, conectores, cabos elétrico e inversores interativos (transforma a energia de corrente continua para corrente alternada, possibilitando o uso em aparelhos elétricos domésticos).


Em uma realidade onde cada vez mais preocupado com a preservação da natureza e sustentabilidade, evitar a poluição, salvar recursos naturais e criar alternativas tecnológicas para manter a qualidade de vida são atitudes mais do que fundamentais para que o futuro das próximas gerações possam viver.

0 visualização

© 2018 SAKA Solar 

Todos os direitos reservados - Política de privacidade