top of page
  • Foto do escritorDaniel Saka

Cresce o número de empresas do setor elétrico que investem em projetos de energia solar

Um novo estudo mostra que o setor de energia fotovoltaica está sendo escolhida também pelas grandes empresas de geração elétrica, além do grande crescimento dos consumidores no Brasil e no mundo. E isto se deve pelo alto valor agregado no sistema, a alta tecnologia e a redução dos custos de instalação.


Uma pesquisa realizada pela Wiki-Solar, empresa focada no mercado fotovoltaico e que regularmente faz pesquisas de mercado de grandes projetos solares, revelou que grandes empresas do setor estão aumentando seu portfólio de usinas fotovoltaicas acima de 4MW de potência.


A pesquisa apresentou 18 gigawatts de capacidade instalada, até o final de 2018. Os pesquisadores acreditam que este número possa ser ainda maior, pois muitas empresas que participaram da pesquisa não divulgaram todos os projetos.



O fundador da Wiki-Solar, Philip Wolfe afirmou: “Vários players importantes do mercado nos mantêm atualizados sobre as contribuições, mas a participação de outros pode ser subestimada”. Indicando a causa da discrepância entre os dados e os possíveis valores reais.


De acordo com a pesquisa, há seis anos atrás, apenas 6 empresas de energia elétrica encontravam-se entre as 30 principais empresas com portfólios solares, situação bem diferente da encontrada nos dias atuais, quando empresas chinesas, americanas e indianas lideram o mercado mundial.


As principais empresas européias mantiveram-se em suas posições investindo no exterior. A Enel (italiana) na America do Sul e Central, e a francesa EDF na Ásia e América.


Movidos principalmente pelas reduções de custos de produção dos equipamentos fotovoltaicos, empresas de eletricidade de todos os lugares do mundo vêm desenvolvendo projetos de usinas solares, enquanto alguns proprietários já líderes de projetos desenvolvem suas próprias empresas.


A queda dos preços trouxe ao Brasil uma grande competitividade para os leilões de energia. Isto fez com que projetos vencedores de um número expressivo de diferentes empresas nacionais e internacionais impulsionassem a capacidade solar instalado no país para mais de 2GW nos últimos 3 anos, superando inclusive a fonte nuclear.

176 visualizações0 comentário
bottom of page