Buscar
  • Daniel Saka

Quantos painéis solares são necessários para minha casa ou comércio?

A utilização da energia solar como fonte primária para produção de eletricidade já muito conhecida. A energia fotovoltaica é uma energia limpa e renovável, possui um custo de investimento inicial, que consiste na compra dos equipamentos e instalação, e esta instalação traz economia financeira de até 95% na conta de luz.


Porém, uma dúvida muito comum é quantos painéis solares precisam ser instalados para que todos os benefícios sejam constatados. Para isto, é necessário realizar alguns cálculos, utilizando algumas variáveis. Veremos neste artigo algumas considerações que devem ser levados em conta na hora de calcular o tamanho do sistema.




O que são painéis solares?


Primeiramente é importante explicar para as pessoas que estão começando a pesquisar sobre este assunto, o que são os painéis solares.


Os painéis solares, em poucas palavras, são placas que captam a radiação solar e transforma em energia elétrica. As células fotovoltaicas são os elementos responsáveis por realizar essa transformação: absorvem a energia dos fótons da luz e transferem para um elétron. Neste processo um elétron fica “sobrando” escapando para uma posição neutra, gerando aí a energia elétrica.


É importante lembrar, que não se pode confundir painéis fotovoltaicos com coletores solar térmicos. Este último tem como função aquecer a água através do calor do Sol, e não realiza transformação elétrica como no caso do fotovoltaico.


Posto isto, volta-se a pergunta: quantos painéis, ou módulos fotovoltaicos deverão ser instalados no telhado da minha casa para suprir as minhas necessidades energéticas?


Para responder esta pergunta, deve apresentar quais as variáveis devem ser levadas em conta na hora do cálculo.


1 - Localização


A região onde será instalado o sistema fotovoltaico é de grande importância. A boa noticia é que o Brasil é um países com maiores potenciais de geração fotovoltaica, por causa da radiação solar que chega aqui.


Porém é importante entender que mesmo assim, cada sub-região tem um potencial diferente do outro, por exemplo: um mesmo sistema instalado em Porto Alegre - RS não irá gerar a mesma quantidade de energia do que um instalado em Fortaleza - CE.


2 - Incidência solar


Deve-se analisar a incidência solar no local da instalação: área disponível para instalação dos painéis, sombreamentos e inclinação do telhado.


Todos estes fatores alteram a quantidade de radiação solar disponível, portanto deve-se entrar na conta.


3 - Energia elétrica consumida


Para o cálculo e dimensionamento do sistema, um dos documentos mais importantes é a fatura da conta de luz.


Nele consta o histórico dos últimos 12 meses, podendo então ser calculado o consumo médio mensal do do cliente que pretende instalar o sistema fotovoltaico em casa. Utiliza-se a média dos últimos 12 meses pois assim o consumo abrange os meses de mais e menos consumo.


4 - Área disponível do telhado


Este ponto volta ao nível de incidência solar. Quanto maior a área disponível do telhado, maior o poder de geração elétrica através do Sol. Por isto que para a definição e projeção do sistema fotovoltaico possa ser concluído, um profissional deve fazer uma visita técnica no cliente e anotar todos os pontos relevantes, para que o projetista possa aproveitar da melhor maneira o espaço a ser utilizado.


Para não comprometer o dimensionamento do sistema, e para evitar perdas (financeiras e energéticas), a quantidade de painéis solares deve-se fazer um estudo minucioso com todos os pontos comentados acima. Desta maneira, pode-se economizar dinheiro e tempo, evitando preocupações e stress após o investimento, sabendo que poderia ter feito do jeito certo e não do mais fácil.


É por isto que é altamente recomendável buscar uma empresa capacitada e profissionalizada, capaz de realizar uma visita técnica de boa qualidade, projetar um sistema adequado e instalar o sistema também com ótima qualidade.


Para fazer um orçamento básico, e saber qual o investimento inicial poderá ser o investimento no sistema fotovoltaico, clique aqui.

18 visualizações
CONTATO

Telefone/WhatsApp:

(48) 99906-8944 - Florianópolis

(11) 95444-6616 - Atibaia

Email:

contato@sakasolar.com

Endereço:

Rodovia SC 401 - Km 1, Lote 2

Parque Tecnológico Alfa - João Paulo

Florianópolis - SC

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Veja quanto custa

© 2018 SAKA Solar 

Todos os direitos reservados - Política de privacidade