Buscar
  • Daniel Saka

Carro elétrico e movido à Energia Solar: conheça o Sion

Atualizado: 24 de Abr de 2019

Mesmo que ainda muito raros aqui no Brasil, os carros elétricos já são muito conhecidos, especialmente por que a Tesla conseguiu produzir carros luxuosos, de alta autonomia sem ruídos e movidos a energia elétrica. A realidade brasileira ainda não permite uma vasta importação do produto, já que somos blindados com uma carga tributaria muito alta.

Pensando além, uma empresa alemã chamada Sono Motors, criou um carro elétrico movido à energia solar, que além de ecologicamente sustentável tem um preço muito atrativo, pelo menos lá na Europa.


O carro desenvolvido pela Sono desde 2012, foi batizado de “Sion” e teve seu projeto financiado por crowdfunding, ou seja financiamento coletivo - entre 2016 e 2017 foram feitas muitas campanhas, o que resultou no levantamento de mais de 2 milhões de Euros para sua implementação.



Sion possui células fotovoltaicas em sua lataria, nas portas e no capô. A área total dos 330 módulos fotovoltaicos somam 7,5m² com uma eficiência de 24%. As células são protegidas por uma camada de policarbonato, um material mais resistente que o vidro.

Com a captação da energia solar, o carro é capaz de se movimentar e rodar aproximadamente 30km sem precisar ser conectado a uma tomada.

Vale a pena ressaltar que além do carregamento através de suas próprias células fotovoltaicas, o carro pode ser carregado de maneiras tradicionais, como qualquer outro carro elétrico.

Potências e preços

O modelo mais barato conta com uma bateria de 14,4kWh, com autonomia de aproximadamente 120 quilômetros. Já um modelo mais avançado possui motor de 80kWh, alcance máximo de 250 quilômetros.l

O motor do Sion possui uma potência de 80kW, potência suficiente para o carro atingir velocidade máxima de 140km/h.

Além de todas estas características que chamam atenção de qualquer amante de carro, tecnologia u sustentabilidade, o preço é algo que também cresce os olhos de quem se interessa por este assunto: a versão mais barata, que é o Urban (carro mais adequado para se locomover na cidade) tem seu preço à partir de 12 mil Euros.

O cliente que preferir o modelo com maior alcance, pode optar pelo modelo Extender e que custa aproximadamente 16 mil Euros.



Garantia e novidades

Os carros tem garantia no território europeu de 2 anos ou 100.000 km.

Novidades tecnológicas envolvem o uso deste veículo: reSono é o manual de conserto do Sion. Nele esta incluído dados CAD (software de desenho computadorizado) de todas as partes do carro, podendo ser produzidas em impressoras 3D ou máquinas de torneamento CNC. Com isto o custo da troca de alguma peça do carro deverá ser mais baixo do que o usual.


Junto com o manual, a empresa disponibiliza também vídeos que ensinam como fazer a reposição das partes, com isto o custo de reparo reduz ainda mais, já que na maioria dos casos você não precisará contratar um especialista.


Outro aplicativo conectado ao carro é o goSono, que possibilita o dono do carro, através de seu aplicativo no celular ou tablet, oferecer para outras pessoas eletricidade (compartilhamento de eletricidade), carona ou até o aluguel do próprio carro.




Atualmente o carro pode ser reservado pelo site da Sono Motors mediante o pagamento de um depósito. A empresa oferece um contrato de venda somente para o ano que vem (2019). O cliente pode desistir da compra em até duas semanas e a entrega é gratuita para a Alemanha, os outros países estão sujeitos à uma cobrança extra. Infelizmente, o Brasil ainda não está na lista dos países que a empresa exporta, mas quem sabe futuramente?


Caso você tenha ficado entusiasmado com esta novidade, como nós da SAKA Solar, o que nos resta é aguardar que a empresa passe a exportar o produto para o Brasil, ou que alguma outra montadora se anime em produzir um carro neste tipo de modelo: prático, sustentável e barato.


Confira abaixo o vídeo de apresentação do Sion.



0 visualização

© 2018 SAKA Solar 

Todos os direitos reservados - Política de privacidade