top of page
  • Foto do escritorDaniel Saka

4 cuidados importantes antes de contratar uma empresa de energia solar!

Atualizado: 25 de out. de 2018

Os constantes aumentos das tarifas energéticas, e os riscos de apagões pela falta de chuva suficiente para abastecer as represas das usinas hidrelétricas, tem proporcionado um grande aumento pela procura dos sistemas solares, pois esta tecnologia é econômica, segura e 100% sustentável.

Entretanto, conforme aumenta o número de clientes potenciais, aumenta também a quantidade de empresas que começam a se aventurar neste mercado.

Por ser um mercado novo, e infelizmente com fácil entrada de “profissionais”, muitas empresas que estão iniciando suas atividades não possuem capacidade técnica e comercial para atender adequadamente os clientes, podendo causar uma grande dor de cabeça para o consumidor que instala o sistema fotovoltaico em seu telhado.

Para isto, criamos este artigo com 4 cuidados essenciais na hora de escolher uma empresa de energia solar.



Cuidado 1: Qualidade dos equipamentos


Energia solar não é um sistema novo, nasceu na década de 70 mas esta sendo comercializado em grande quantidade a poucos anos. Por este motivo as marcas e modelos dos equipamentos, sejam de referência nacional ou internacional, são pouco conhecidas pela maioria dos consumidores (e clientes).


Como saber então, quais as marcas do mercado tem de fato credibilidade, e quais tem realmente boa qualidade? Para realizar esta ‘avaliação’, existem alguns pontos básicos como o registro INMETRO além do tempo de operação no mercado.


Além destes itens, as grandes empresas de energia solar, optam por trabalhar com equipamentos que passam pelo aprovação de profissionais qualificados como especialistas, professores e uma equipe de engenharia.


Os principais equipamentos dos sistema solar fotovoltaico são as placas solares e os inventores interativos.


Módulos fotovoltaicos - placas solares




Existem hoje diversas marcas e modelos de placas solares, mas como qualquer produto, algumas marcas se destacam, isso por que oferecem disponibilidade, viabilidade econômica e claro, qualidade de funcionamento.


No Brasil, uma das marcas que está presente em grande escala no comércio fotovoltaico é a Canadian Solar.


Estes painéis tem tecnologia canadense, e estão presentes em grande parte dos sistemas fotovoltaicos brasileiros e mundiais. Hoje contamos com uma fabrica instalada em Sorocaba - São Paulo.


Garantia das placas solares


Todos os fabricantes de módulos fotovoltaicos oferecem pelo menos 25 anos de garantia para geração de ao menos 80% do seu potencial inicial, porém, na hora da escolha da marca, é necessário fazer a seguinte pergunta: onde esta empresa estará daqui 15, 20 anos?


É difícil prever, mas é mais garantido que uma empresa já consolidada esteja “viva” do que uma recém nascida, a qual pode fechar suas atividades antes de eventualmente você reclamar de um defeito apresentado no produto.


Inversores Interativos




Não muito diferente dos módulos fotovoltaicos, no momento da compra do sistema solar, utilizar marcas consolidadas no mercado pode te evitar muita dor de cabeça posteriormente, caso haja algum problema.


A Fronius, uma empresa austríaca, por exemplo, foi fundada em 1945 e está no mercado brasileiro há mais de 15 anos, presente em grande parte dos sistemas solares instalados no país, possui qualidade e durabilidade incontestáveis.


Há outras empresas também renomadas no mercado fotovoltaico é a Ingeteam, que é especializada em inventores para minigeração e projetos grandes de escada industrial e a Schneider Elétrica, renomada empresa no setor de elétrica em geral, hoje também foca no setor de microgeração elétrica.


 

Cuidado 2: Qualidade dos sistemas


Falando em sistemas fotovoltaicos, a compra de produtos de boa qualidade, não necessariamente garante um sistema de boa qualidade. Isto ocorre porque outros fatores técnicos devem ser levado em conta para o dimensionamento do sistema solar, o qual deve ser calculado para a geração elétrica de cada cliente.


A máxima potência produzida pelos painéis solares, conhecido como potência pico (Wp: Watt pico), é um dos fatores que deve ser levado em conta.


Além deste, outro fator a ser analisado é a geração média, que é basicamente o quanto um sistema com potência determinada pode gerar na região, para isto leva-se em conta varias premissas e resultados históricos.


Portanto, para comparar o que as empresas de energia solar estão oferecendo, deve-se analisar as pertencias reais para o sistema a ser instalado, e não somente a qualidade dos equipamentos individualmente.


A base para comparação deve ser amparadas por todos as variáveis, podendo então estipular a geração média baseada na base de dados passados, projetando o futuro.


 

Cuidado 3: Qualidade dos serviços


Outro fator importantíssimo para garantir um bom desempenho do sistema solar, é sem dúvidas a qualidade dos serviços prestados pela empresa contratada.



Tão importante quanto a escolha dos equipamentos e análise do fatores técnicos para o dimensionamento do sistema, a geração projetada não irá se concretizar com qualidade se a instalação do sistema não for feita por profissionais qualificados e com experiência.


A execução da instalação fotovoltaica conectada à rede elétrica é dividida em três partes, são elas: a vistoria técnica, a solicitação de acesso à concessionária e a instalação propriamente dita.


Estas etapas, associados com a escolha de bons equipamentos e bom projeto, são essenciais para potencializar a geração pretendida e projetada.


Vistoria técnica


Visto por empresas de qualidade duvidosa como um passo desnecessário ou descartável, é neste momento em que a viabilidade técnica da instalação é checada: começando com os aspectos mais básicos como o tipo de telhado, onde as placas serão instaladas, angulação, desvio azimutal, utilizando localizações geográficas como base e que irão demonstrar a capacidade de geração real do sistema.


Anota-se também as características elétricas detalhadas do imóvel para a instalação do inversor interativo e por onde irão passar os cabos.


Neste momento é importante que o profissional tenha experiência para não coletar e enviar informações erradas para o projetista. Evitando assim imprevistos no decorrer da instalação.


Solicitação de acesso à concessionária



A solicitação de acesso é uma etapa burocrática que demanda uma atenção especial pois exige um detalhamento do projeto a ser executado, cálculos que embasam o sistema e layouts. Para isto, exige-se um relacionamento próximo com os representantes de energia.


Instalação


A instalação dos equipamentos é a execução do projeto, e consolida todo o processo visto até este momento.


A experiência e conhecimento de uma equipe profissional para este processo, é fundamental, pois a instalação deste sistema é muito mais complexo do que um aparelho elétrico.


Tendo um sistema bem instalado gerando o projetado nos cálculos, fará com que o projeto seja aprovado mais rapidamente pela concessionária distribuidora de energia, assim o cliente passa a usufruir de todos os benefícios do sistema mais cedo.


 

Cuidado 4: A escolha final


Para a decisão final da escolha da empresa a ser contratada, foi detalhadamente exposto três cuidados importantes. Além disto, nós indicamos à todos potenciais clientes, quando forem adquirir este sistema, analisar o histórico de vendas desta empresa, perguntar a outros clientes como foi a compra com aquela empresa. Verificar em portais eletrônicos, redes sociais e até no Google, como está o ranking desta empresa.


Outro fator importante, que nós classificamos como fundamental neste momento, é a conversa em família e o acordo entre os membros da escolha da empresa a ser contratada.


Entendemos que a compra deste produto envolve muito mais do que “só” uma compra, envolve o um futuro novo para as novas gerações, um modelo diferente de geração de energia elétrica que está mudando o rumo da espécie humana.


Agora sim, você tem todas informações para contratar uma empresa de energia solar.

Faça uma boa escolha e aproveite os benefícios deste sistema que utiliza o Sol como energia!

167 visualizações1 comentário
bottom of page